segunda-feira, 28 de março de 2011

Lentes para um novo mundo - Comunicação Social





Foto de Sebastião salgado                               
http://blog.rjhost.com.br/wp-content/uploads/2010/06/facebook03.jpg

Como vemos acima, são duas maneiras totalmente diferentes de comunicação social, onde tanto a linguagem, como os costumes desses dois “povos” são diferentes.
Enquanto quem utiliza o facebook fala com uma linguagem, utilizando muito as abreviações de palavras muito extensas, os indígenas da foto falam com a linguagem correta de seu povo, não que a do facebook seja incorreta, porém é extremamente informal à norma culta de sua linguagem.

Com o passar dos tempos os costumes dos povos foram mudando, assim como sua maneira de se comunicar. Enquanto os indígenas que habitavam uma mesma região simplesmente conversavam por palavras, gestos, e alguns escreviam, hoje em dia é comum ver pessoas conversando pelo computador, através de dígitos, do que verbalmente. Mesmo esses indígenas absorveram a tecnologia e começaram a utilizá-la como parte de seu dia-a-dia perdendo uma parte de seus costumes.

Neste caso, colocamos a foto do facebook que é a rede social que está sofrendo um BOOM, onde muitas pessoas começaram a utilizar, hoje há aproximadamente 596 milhões de usuários em todo o mundo sendo 42% dos estados unidos, 27% na Ásia e 25% na Europa, e os outros 6% no resto do mundo (dados de janeiro de 2011)

Muitos dos indígenas vivem no meio das florestas caçando e colhendo suas refeições, muitos batalham por sua sobrevivência, onde tinham que arriscar sua vida para caçar animais. Um dos instrumentos utilizados na caça era a lança, onde o índio a arremessava em direção ao animal para matá-lo ou deixar ele em condições desfavoráveis de ganhar essa “batalha”, para arremessar essa lança ele tem que calcular a distancia que está o animal, a velocidade com que vai jogar-la, aonde que ele quer acertar, além de ter que prever se o animal vai se mover ou não. Enquanto quem utiliza o facebook, na grande maioria das vezes tem que simplesmente fazer o esforço de ir a um mercado para comprar o que tem que comer.

Ao pensarmos as relações dos índios com a natureza, devemos estar atentos, antes de mais nada, ao fato de a natureza não se apresentar de forma homogênea e, sim, de ser composta por uma variedade muito diversificada de ecossistemas.

Por ecossistemas, entendemos o conjunto de fatores físicos, ecológicos e bióticos, que caracterizam um determinado lugar e que se estendem por um espaço de dimensões variadas, constituindo-se numa totalidade sistêmica, integrada por fatores abióticos, como as substâncias minerais, os gases e os elementos climáticos isolados, e por organismos vivos, como plantas, fungos, animais, etc.

Membros do grupo: Aline, Amália, Barbara, Lívia, Leandro



Nenhum comentário:

Postar um comentário