segunda-feira, 28 de março de 2011

Lentes para um novo mundo - Alimentação


Por que desperdiçamos tanta comida?

Desde quando o homem é homem ele precisa se alimentar, pois fazia, faz e sempre vai fazer parte do dia-a-dia. Na Pré-História os Homens das Cavernas (popularmente chamados), no Período Paleolítico, alimentavam-se de Frutos, Animais e Peixes. Alguns anos depois (Período Neolítico), passaram a domesticar os animais e desenvolver a agricultura, não precisando mais sair para caçar, mas durante todo esse tempo, principalmente no Período Paleolítico, os Homens das Cavernas, evitavam o Máximo para não desperdiçar o pouco de alimento que tinham, pois era muito difícil de encontrar.
            Hoje em dia, milhares de anos depois da Pré-História, o homem vem aprimorando seus conhecimentos no ramo alimentício, melhorando nossas vidas em vários aspectos, Como Por Exemplo: Comida cada vez melhor, com muitos nutrientes (essencial para nosso organismo, pois oferecem energia ao nosso corpo), mas há muitos alimentos (Frutas, Verduras e Legumes) com uso dos adubos, dos pesticidas e dos aditivos que fazem mal a nossa saúde.



Com o número cada vez maior de pessoas, a quantidade de Restaurantes, Bares e Lanchonetes vem sempre crescendo para atender a um público que sempre está aumentando. Mas todos os dias, independente da classe social da pessoa, o número de alimentos jogado fora é impressionante (mais de toneladas) só não é percebido, porque ficam no lixo, espalhados em vários pontos das cidades. Pesquisas mostram que no Brasil 20% dos alimentos desde seu plantio até o consumidor final é desperdiçado, nas feiras de São Paulo 1,32 toneladas de alimentos vão para o lixo diariamente, sendo que 80% poderiam ser reaproveitados. Essa perda só não é comparada com países de primeiro mundo, onde o número de desperdício é menor, mas a países que desperdiçam até 70% de sua produção por vários motivos.
No mundo inteiro, os Estados Unidos, é o local onde se concentra a maior quantidade de redes de Fast foods. Uma das mais populares é o Mc Donald’s, na qual se vende comidas preparadas em menos de minutos. Devido ser muito prático, gostoso e rápido, muitas pessoas optam em comer nas grandes redes de Fast Foods, por ter um cardápio muito variado, muitas pessoas acabam exagerando em seus pedidos e acabam jogando fora, contribuindo mais para o desperdício de alimentos, mas a pessoas que acabam comendo tudo o que se pede, causando doenças Cardíacas, Colesterol, Obesidade, que se trata do filme (Documentário) Super size me, no Documentário, Spurlock (Ator) tem que se alimentar por um mês só de alimentos do Mc Donald’s. Após alguns dias, Spurlock começa a passar mal, tendo dores pelo corpo, seu médico pede para ele parar, pois isso poderia levar a morte, mas Spurlock persiste e vai até o final. No final dos 30 dias, Spurlock ganhou 13 quilos e várias doenças. Spurlock precisou mais de um ano para recuperar seu peso de antes do documentário.
Devido a tanto desperdicío de alimentos, pessoas muito pobres passam fome em todos os lugares do mundo, quase milhões de pessoas morrem por mês, pois não tem o mínimo de alimento necessário para dar energia ao seu corpo e mesmo assim á muito desperdício, aumentando cada vez mais, então devemos ter em nossa consciência de não desperdiçar alimentos, pois mesmo o mundo está muito desenvolvido, á muitas pessoas passando necessidade, procurando por um pouco de comida no lixo. Se todos nós fizermos nossa parte, iremos construir um mundo melhor, pois são com poucas atitudes que se constrói um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário