segunda-feira, 28 de março de 2011

Lentes para o novo mundo - Arquitetura

Sebastião Salgado (Moradia Improvisada)

Arquitetura da Atualidade (Moradia Moderna)

A cada dia que passa, ocorrem várias transformações no mundo em que vivemos. Novas tecnologias surgem e a sociedade evolui.
Aqueles que tem uma boa condição financeira, acompanham esse desenvolvimento, conseguem estar em contato com aquilo que é novo, diferente, mais evoluído. Já as pessoas que não tem condições, não conseguem ter nem a sua própria casa.
Normalmente, essas pessoas "criam" uma casa para morar com os materiais que encontram pelas ruas. Estas casas são feitas geralmente de madeira, ou até mesmo papelão, como mostra a imagem do Sebastião Salgado.
A diferença entre as classes sociais aumenta junto com a evolução tecnológica. Ou seja, a cada dia que passa, as pessoas ricas vão ficando cada vez mais ricas, e as pessoas pobres ficam cada vez mais pobres. Isso acontece pelo fato de que os menos favorecidos, muitas vezes, não conseguem acompanhar o desenvolvimento da sociedade. Além disso, os preços aumentam cada vez mais (inflação), fazendo com que os menos favorecidos não consigam ter aquilo que as pessoas mais ricas tem.
Enquanto algumas pessoas vivem em plena mordomia, outras vivem lutando para sobreviver.
As casas em que essas pessoas vivem é apenas uma de muitas maneiras de observar a diferença social dos dias de hoje.



Fonte: mdemulher.abril.com.br

Fonte: fatoseimpactoslocaiseglobais.blogspot.com

Como podemos ver claramente em ambos os quadros, há uma grande diferença entre as pessoas. Na imagem das mulheres, há pessoas bem vestidas, com uma alta classe social e que, provavelmente, andam em carros de última linha. Já na segunda imagem, da para perceber que a criança está passando fome e que não se importa com o que veste ou usa.
A grande diferença entre essas duas imagens é que as mulheres da primeira figura, com certeza, tiveram várias opoutunidades na vida, ao contrário da criança da segunda foto. Essa criança, provavelmente, não teve estudo, e os pais não tinham condições nem para comprar alimento.
Nos Estados Unidos, por exemplo, não ha tantas pessoas com péssimas condições financeiras, como há na África, um lugar onde muitas pessoas passam por muitas dificuldades. Lá, a cada cinco minutos uma criança morre de fome. Já nos EUA, a situação não se agrava tanto. Essa diferença ocorre pelo fato de que em certos lugares do mundo as pessoas tem mais oportunidades de emprego.
Portanto, o que falta para as pessoas conseguirem ter dinheiro, ao menos, para comprar alimento, são OPORTUNIDADES. Com elas, muitas pessoas sairiam da miséria e não teriam problemas em relação à fome.




Antigamente era assim que funcionavam os trens, era aberto e amontoava as pessoas em um pequeno espaço.
 O mundo foi crescendo, as pessoas foram fazendo descobertas e assim criando muitas tecnologias, e com elas o mundo foi se globalizando. Com o mundo se modernizando a cada ano que passa, as pessoas começaram a necessitar de muitas coisas, e uma delas é o transporte publico. Os trens de antigamente não mais utilizados e produzidos devido a essa modernização. Com o mundo crescendo, mais foi necessários os transportes públicos maiores para levar as pessoas aos seus destinos.

Mentes brilhantes foram surgindo, e elas criaram os grandes e rápidos trens de hoje em dia. E devemos reconhecer que não irá parar por aí. Muitas outras irão aparecer e criar transportes ainda melhores.  Muitos arquitetos para surgir e criar mais modernidades não só nos trens, mas em casas, comunicação, na saúde, educação, e etc.

Grupo: Camila, Giovanna, Ingrid, Luiz e Talita.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gente...gostei mto. O bom é q vcs estão entrando agr e qndo estiverem no 3°ANO estarão feras nos assuntos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos pelo trabalho, vcs estão no caminho certo! Continuem se dedicando e certamente alcançarão,cada vez mais,ótimos resultados.
    grande abraço.
    Prof Anderson

    ResponderExcluir