segunda-feira, 28 de março de 2011

Lentes para um novo mundo - Saúde

VACINAS



Um dos métodos que mais avançaram ao longo da história da medicina foram às vacinas.
As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças. Quando o indivíduo é vacinado, o seu organismo tem a oportunidade de prevenir a doença sem os riscos da própria infecção. O organismo do paciente desenvolve proteínas chamadas “anticorpos” que destroem o microrganismo.
Antigamente, os remédios não possuíam tanta eficácia quanto hoje, e nem sempre resolviam os problemas dos pacientes, porém, com o tempo essa situação se transformou, e atualmente, os remédios estão bem avançados.
A meningite, por exemplo, era uma doença que não tinha cura, e matava muitas pessoas. Atualmente, existe a vacina contra meningite, chamada Meningocócica. Ela pode ser usada em bebês a partir dos 2 meses e deve conferir a longo prazo.Portanto, as vacinas e os remédios têm sido muito importantes para a resolução dos problemas de saúde, sendo gratuitos em alguns lugares, como nos postos de saúde, por exemplo. Assim, cada vez mais o mundo vem se desenvolvendo, e criando novas maneiras para melhorar a saúde da população.

Hospitais


Os países desenvolvidos possuem hospitais, centros de saúde e um grande número de médicos qualificados. Nos países menos desenvolvidos a situação pode chegar a 40 mil habitantes por médico.  
Nos países subdesenvolvidos, os centros de saúde são precários. Muitas vezes não fornecem os cuidados necessários para os pacientes. Muitos desses hospitais contam com a ajuda de voluntários, que na maioria das vezes, são de outros países.
No passado, os hospitais eram improvisados, não obtendo estrutura para atender os pacientes. Embora, atualmente, ainda existam países com uma estrutura não muito favorável, houve um grande avanço, ao passar do tempo.
Atualmente, a estrutura dos hospitais são bem melhores, os aparelhos que usados para diagnosticado problema são mais eficientes e mais precisos. Os quartos são bem mais equipados, caso haja alguma complicação.
A maioria dos países possui hospitais particulares, que são bem equipados, mas não são de acesso para toda a população. Já os hospitais públicos, possuem uma estrutura menos qualificada, mas, o atendimento pode ser melhor que o dos particulares.
Portanto, a qualidade dos hospitais é algo muito importante, é necessário um investimento do governo, para garantir a saúde à população.

TRATAMENTOS





Muitas coisas na medicina foram se desenvolvendo, inclusive os tratamentos como acupuntura, fisioterapia e entre outros. 
A acupuntura, não é um método novo, mas há um tempo atrás, era pouco conhecido. Porém, cada vez mais as pessoas buscam por métodos que facilite a perca de peso, a diminuição de estresse, de dores musculares.
Um estudo controlado encontrou que a acupuntura com agulha resulta em um alívio significativo, e tem mais probabilidade de resultar em uma redução de 50% ou mais as dores, com apenas um tratamento.
Outros problemas, que atualmente parecem muito simples, que antigamente não possuíam tratamento, são os de visão. Existem muitos métodos para curar essas doenças, como os óculos e lentes, ou até mesmo, métodos mais eficazes e sofisticados, como as cirurgias a laser. Os óculos possuem lentes feitas de material transparente. A luz, ao refratar nas lentes, sofre um determinado desvio corrigindo as imagens distorcidas, formadas pelos olhos de quem tem problema de visão, como miopia e hipermetropia.
No passado, os tratamentos eram menos eficazes, deixando a desejar em alguns pontos. Embora tenham melhorado bastante, em várias regiões, ainda existem pessoas morrendo, devido a falta de atendimento. Podemos citar como exemplo o Brasil, o qual a falta de assistência médica é muito grande, principalmente, no norte e no nordeste, mas em muitas cidades do sudeste também, levando a população a óbito.
Conclui-se, então, que as sociedades sofrem com a questão da saúde, principalmente a pública, mas houve um avanço muito grande em relação ao passado. E é disso que o mundo necessita, de avanços que contribuam para o bem-estar da população.

 DOENÇAS




Muitas das doenças, antigamente, não tinham cura e levavam as pessoas à morte. Atualmente, com os avanços da medicina, são realizadas diversas pesquisas que trazem aos médicos mais conhecimento sobre possíveis tratamentos, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes.
A descoberta da cura de doenças é um fator muito importante, que vem crescendo cada dia mais. Ao longo da história, várias descobertas foram feitas, e muitas doenças já possuem cura, como a osteoporose, sarampo, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
É importante destacar, que a busca pela cura de doenças vem de muitos anos. Desde as eras pré-históricas, o homem busca encontrar no meio em que vive a solução para as doenças. Os índios, por exemplo, buscavam nas plantas seus remédios. Hoje, com as novas tecnologias na área da medicina, os trabalhos ficaram ainda mais fáceis, mas ainda, existem doenças, as quais seu tratamento ainda é um mistério.
Infelizmente, em alguns países, a saúde pública, continua sendo muito precária. Estima-se, que os países subdesenvolvidos têm 93% das doenças registradas no mundo e consomem menos de 11% da despesa global em saúde.
Portanto, é necessário entender que o mundo evoluiu muito, mas ainda é preciso evoluir mais, para se obter a visão de mundo que todos têm, aquele em que a saúde é prioridade e igual para todos.

SAÚDE PÚBLICA NOS EUA

About 46 million people in the U.S hasn’t health insurance. As there is no National Health System in the country, means that if these people get sick, need to sell your car or mortgage the house to pay the hospital bills. Medical expenses are the main cause of personal bankruptcies in the country.


Diferente do que muitos pensam, os Estados Unidos não possuem sistema de saúde pública.  Segundo uma estimativa feita pelo governo, 46,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos não tinham cobertura em 2008 (esse número, porém, inclui imigrantes ilegais e americanos que ganham mais de US$ 50 mil por ano).
Atualmente, há alguns programas que são financiados pelo governo, como o Medicaire, destinado a pessoas com mais de 65 anos ou portadores de deficiência, no qual o governo paga os hospitais e médicos que atendem o beneficiário. Outro programa, que também é financiado pelo governo, é o Meidicaid para as pessoas de baixa renda.
O presidente Barack Obama, vem tentando mudar essa situação, criando um mercado de trocas de planos de saúde, onde seguradoras privadas competiriam com a seguradora estatal ou cooperativas.


 
Grupo: Alvaro, Fabiane, Larissa, Luis Augusto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário